Selo melhores ONGS 2022

O que aconteceu com as famílias dos alunos do Instituto Ponte?

O que aconteceu com as famílias dos alunos do Instituto Ponte?

O momento é de grandes desafios e, no caso de instituições sociais e que possuem como causa a educação, esperar passar nunca será uma possibilidade. O momento impõe e propõe crescimento e readaptação.

No mês de maio, a equipe do Instituto Ponte, além de cuidar dos alunos, teve uma atenção especial com as famílias. Realizamos uma pesquisa e descobrimos que 52% das famílias tiveram a renda diminuída durante a pandemia, sendo que:

– 30% das famílias o pai e/ou mãe perderam o emprego após o início da pandemia;

– 29% receberam o auxílio emergencial do governo; 

– 5% estão sem nenhuma renda.

Além de prover cestas básicas, para os mais necessitados, proporcionamos momentos de acolhimento para as famílias, via zoom, através do “Encontro com Pais”, realizados por palestrantes voluntários ou com profissionais da equipe. Segundo Elisangela Tsai, mãe da aluna Giulia, “Nesses tempos difíceis que estamos enfrentando, nada como uma boa conversa para nos ajudar a não perder os freios e o IP tem nos ajudado muito com bate papos sobre as questões de isolamento, manter o equilíbrio e buscar forças para sair de uma possível crise financeira…”

Infelizmente, o atual cenário, nos leva a tomar difíceis decisões. Após o fechamento dos números do primeiro quadrimestre de 2020, constatamos que o valor arrecadado com novos patrocinadores foi menor que o valor do patrocínio cancelado. Para poder preservar e honrar o compromisso assumido com os atuais 152 alunos do IP, fui obrigada a suspender o processo de seleção para uma nova turma de alunos. Está sendo doloroso abalar as esperanças de um futuro melhor para alguns jovens. Recebo diversas mensagens, de alunos e famílias, lamentando que, no momento em que os filhos estão na idade para aplicar para o Instituto Ponte, a oportunidade está suspensa. Tenho esperanças de poder rever essa decisão, até o fim do ano, caso os números mudem.

As aulas remotas tiveram, em média, 90% de presença dos alunos, no mês de maio. Não perdemos ninguém. Os 152 alunos estão em contato conosco e a equipe tem se esforçado em se fazer presente na vida deles, mesmo com a distância. A grande maioria relata a importância do Instituto Ponte no momento atual e para alguns, que possuem condições familiares mais críticas, a falta do “ar puro” da escola e do convívio com um mundo mais “alegre” está trazendo transtornos maiores, situações que buscamos amenizar.

Mas, também somos recompensados com alegrias. A emoção da nossa aluna Ana Luiza Zucolotto, semifinalista do quadro “Pequenos Gênios” do programa global Caldeirão do Huck, nos mostra mais uma vez como é fundamental dar oportunidade para estes adolescentes talentosos que estão ao nosso lado. A capacidade de memória e raciocínio dela encantou a todos e nos deixou orgulhosos.

Como disse o ministro Luis Roberto Barroso, ao tomar posse no TSE, “A falta de educação produz vidas menos iluminadas, trabalhadores menos produtivos e um número limitado de pessoas capazes de pensar criticamente em um país melhor e maior. O Brasil precisa armar o povo com educação, cultura e ciência.”

O Brasil precisa, mais do que nunca, da ação da sociedade, da minha ação e da sua ação para seguirmos construindo um Brasil com mais oportunidades.

Apoie o Instituto Ponte e faça a diferença!