Selo melhores ONGS 2022

Mensagem da nossa presidente Bartira Almeida

Mensagem da nossa presidente Bartira Almeida

 Olá,

   Dezembro chegou e ele nos leva a planejamentos, reflexões e novas esperanças. Este fim de ano me convida a um planejamento especial. Em 2024, o Instituto Ponte (IP) fará 10 anos! 

    Eu estava na reunião com agência de comunicação e este era o tema: “10 anos do Instituto Ponte”. Foi um belo brainstorming regido pelo Fernando Lisboa: aluno nota 10, fazer um e-book, dar comenda de 10 anos, evento em SP e/ou Vitória?, falar do antes, do hoje ou dos próximos 10 anos e etc.. Muitos falavam com segurança que deveríamos focar mais nos próximos 10 anos, pois até hoje o que mais fizemos foi falar da trajetória para chegar até aqui. Estava atenta à reunião e ao mesmo tempo, solitária nos meus pensamentos: “O que será que estas pessoas escreveriam sobre os próximos 10 anos?”, “Eles sabem pautar este tema com objetivos verdadeiros ou seriam genéricos?”. Pensei em jogar esta questão na mesa (seria um belo exercício!), mas ao mesmo tempo meus pensamentos diziam: “Bartira este tema é seu. Você é quem precisa definir o que deseja para os próximos 10 anos para o Instituto Ponte!”. As pessoas continuavam dando ideias e eu lutando com os meus pensamentos. Até que passou um filme na minha cabeça: a conversa com o Willian Ling. 

    Em novembro, tive o prazer de receber no Instituto Ponte o Willian Ling, um inspirador empresário e empreendedor social. Atualmente, ele utiliza mais de 90% do seu tempo em atividades sem fins lucrativos e tem muito prazer em visitar e conhecer projetos sociais. Após uma ótima conversa com alunas do Instituto Ponte, fomos almoçar. Eu fazia perguntas quase seriadas (quem me conhece, entende bem como é hehe): Qual atividade social que implementou que ele via mais resultado? Qual ele tinha mais satisfação? Qual ele iria gastar mais energia nos próximos anos?,… E entre as espinhas de uma gostosa moqueca capixaba, ele ia me mostrando a beleza que quando se faz bem ao outro, o maior beneficiado é você. Entramos no carro e Willian falava sobre a alegria de vários bolsistas do Instituto Ling. Jovens que viraram CEO de empresa; que haviam trabalhado no ministério da economia com Paulo Guedes; jornalista em um importante veículo de comunicação; bolsista que, durante uma visita à uma empresa, inesperadamente o parou no corredor, perguntou se ele era o William Ling e após a confirmação, agradeceu o apoio recebido. Ali, em seus relatos, o Willian descrevia com fatos bem concretos o roteiro do filme que amarei ver daqui há 10 anos. Desejo encontrar os alunos do Instituto Ponte, no meu dia a dia, vivendo as realizações das suas conquistas. Que a realidade econômica-social deles seja bem diferente de quando eles iniciaram no IP. Voltei meus pensamentos para a reunião, e com um leve sorriso, muitas dúvidas sobre a estratégia de marketing, mas com muita segurança que o 2023 foi a construção de uma importante parte da Ponte para onde o IP estará no futuro.

    2023 foi um ano muito bom para o Instituto Ponte. Fomos, pela 6ª vez, eleita a melhor ONG do ES, chegamos a 8 estados do Brasil com um total de 281 alunos, colocamos nosso 1º. aluno no ITA (disparado o vestibular mais concorrido do Brasil), o nosso evento anual gerou R$1.104.020,00 (um marco para nós!), temos universitário empreendendo, outro viajando ao exterior com tudo pago pelas suas conquistas, outros recebendo diversas premiações pelos seus feitos, aluno já custeando parte da educação dos irmãos mais novos, e a equipe do Instituto Ponte está cada dia mais fortalecida.

    Para 2024, continuamos com metas arrojadas. Crescer 20% (vi poucas empresas com este indicador no seu planejamento) o número de alunos, 85% dos vestibulandos de 2024 cursando a universidade desejada em 2025, aumentar 50% a visibilidade do Instituto Ponte nas redes sociais, entre outras. Agradeço a cada parceiro, que com as suas ações, faz o propósito do Instituto Ponte – Ascensão Social em 1 geração – cada vez mais real. São vocês, junto com os alunos, os donos destes belos resultados.

    10 anos! Tento voltar para a Bartira de 2014. Meus filhos ainda moravam em casa, eu não tinha tanta visibilidade do futuro, mas a minha intuição dizia que eu estava no caminho certo, mesmo não seguindo o esperado pelos meus pais, que era continuar exclusivamente como executiva na Morar Construtora. Olhando para trás, lembro das experiências deliciosas que vivi nestes meus 9 anos de voluntariado, nas pessoas espetaculares que conheci (e quero reforçar o quanto as pessoas mais humildes me ensinaram) e que foi uma jornada de difíceis desafios, porém muito empolgante. E os próximos 10 anos? Tenho o roteiro de um filme desejado e uma certezas: quero construí-lo junto com você que apoia o IP, e que ele está começando a ser construído com as minhas ações de hoje.

    Desejo a você e a sua família um bom natal e um maravilhoso 2024!E, se dezembro é o mês da reflexão, deixo uma aqui: que as suas ações de hoje estejam construindo um pedacinho da Ponte de onde você quer estar daqui há 10 anos.

Um forte abraço,

Bartira Almeida