Selo melhores ONGS 2022

O que o Instituto Ponte tem feito durante a pandemia?

O que o Instituto Ponte tem feito durante a pandemia?

Atualizado em 02/10/2020

 

O momento é de grandes desafios e, no caso de instituições sociais e que possuem como causa a educação, esperar passar nunca será uma possibilidade. O momento impõe e propõe crescimento e readaptação.

Com esse pensamento, a equipe se empenhou e desde o dia 17 de março os 152 alunos participam das mesmas aulas, mas de maneira remota. Pesquisamos as condições de todos em relação a acesso à internet e equipamentos para a participação de nossas aulas, das escolas parceiras regulares e de inglês. Buscamos equalizar as condições, com a ajuda de parceiros que doaram, emprestaram celulares, computadores e tabletes, e as famílias de nossos alunos também contribuíram muito em relação ao acesso à internet.

Refletimos sobre as ações e projetos em andamento, buscando versões online e parte pode ser adaptada. No meio do caminho, sentimos que aprendemos a lidar melhor com a distância e descobrir novas maneiras de estar bem próximos dos nossos beneficiários, mesmo eles estando em 17 municípios diferentes do Espírito Santo.

Tivemos o cuidado de informar parceiros sobre as ações do Instituto Ponte, sobre como enfrentamos os desafios, seguindo firme no propósito de dar educação de qualidade. E não recuamos na captação de recursos e de novas parcerias.

Enfim, seguimos ativos enquanto instituição e zelosos com nossos alunos e famílias.

AULAS REMOTAS

As aulas de Matemática, Português, Desenvolvimento Pessoal e Hábitos de Estudos foram mantidas, seguindo o cronograma habitual. Utilizamos a plataforma ZOOM, lives do Youtube, e outros aplicativos que permitam o uso gratuito e de fácil acesso a todos. Essa ação tem contribuído principalmente com os alunos que estudam em escolas públicas, mantendo-os ativos desde o princípio da pandemia.

“O Instituto Ponte faz com que não nos sentimos isolados, mas sim, como se fosse um dia normal de aula, uma vez utilizando a plataforma de vídeo-chamada as nossas aulas seguem normalmente, fazendo com que o tempo passe mais rápido, e com isso nos divertimos e aprendemos ao mesmo tempo.“  Depoimento do aluno João Gabriel, turma FV

PROJETOS DE ENRIQUECIMENTO

Os projetos Mentoria, Aluno Empreendedor e Orientação Profissional estão com as atividades em andamento, principalmente com o envolvimento generoso de voluntários. Estes realizam reuniões e interações virtuais com os alunos, mantendo-os ativos e esperançosos com o futuro. Temos 16 projetos de alunos empreendedores em planejamento ou execução, sendo 9 na área da tecnologia com criação de aplicativos para melhorar a vida das pessoas.

“Os mentores fazem uma diferença enorme na escolha profissional. Eu, pelo menos, fui introduzido em um mundo totalmente diferente, que eu não fazia a mínima ideia do que era. Com certeza, isso me deu mais possibilidades para o meu futuro.” Depoimento do aluno Luis Fellipe Souza, turma SJA

RODAS DE CONVERSA COM OS PAIS

Rodas de conversas online estão ocorrendo duas vezes por mês com os pais. O objetivo não é somente substituir os encontros que já ocorriam periodicamente, mas também para contribuir com as famílias nos desafios do novo contexto.

“Nesses tempos difíceis que estamos enfrentando nada como uma boa conversa para nos ajudar a não perder os freios e o IP tem nos ajudado muito  com Bate papos sobre as questões de isolamento, manter o equilíbrio e buscar forças para sair de uma possível crise financeira… Sempre uma palavra de conforto para nós pais em meio a essa pandemia.” Depoimento da Elisângela, mãe da nossa aluna Giulia Tsai

 

LIVES COM A PARTICIPAÇÃO DE ALUNOS

Ensinando a se adaptarem às novas possibilidades e aprender com elas, instigamos alunos a produzirem lives usando as redes sociais do Instituto Ponte. As edições realizadas no Instagram foram um sucesso. Alunos tem demonstrado sabedoria, conhecimento e principalmente, representam muito bem o Instituto e nossos valores.

“A live foi divertidíssima para mim, as perguntas, elogios e sugestões recebidas foram um presente que me deixaram bastante feliz. Essa interação me mostrou que o nervosismo por fazer algo novo é uma barreira que precisa ser superada.”
Depoimento do aluno Pedro Ivo, mediador da primeira live com alunos do IP

Confira todas as lives abaixo:

 

APOIO E ORIENTAÇÃO A ALUNOS E FAMÍLIAS

Desde o começo, a equipe se preocupou com o distanciamento dos beneficiários e fez uma força tarefa estreitando o contato com alunos e famílias via telefone e vídeo chamadas. E grande tem sido a demanda de orientação em relação à adaptação à nova realidade e enfrentamento das angústias e desafios do momento. Colaboramos principalmente com o equilíbrio emocional e com a manutenção do ritmo e dos hábitos de estudos dos alunos.

“O IP está mantendo meu ritmo de estudos. Todos estão nos apoiando, e nos fortalecendo nesse tempo de pandemia. Sem o IP, eu não sei como estaria gora, mas sei que estaria bem pior.” Depoimento do aluno Jhonatan, turma FV

AJUDA EMERGENCIAL ÀS FAMÍLIAS

Com zelo e carinho, estamos monitorando as famílias que apresentam dificuldade financeira, que tiveram suas rendas zeradas ou diminuídas. O auxílio tem ocorrido por meio de entrega de cestas básicas e de recursos para obtenção de insumos importantes, como o gás de cozinha.

Temos recebido apoio de pessoas físicas e de instituições, e estamos muito felizes com a confiança que demonstram pelo trabalho do Instituto Ponte. Somos gratos a todos que nos apoiaram nessa causa.

CONTINUAMOS DIVULGANDO E BUSCANDO PARCERIAS

Sabemos que o futuro é construído no hoje e que a educação tem um grande poder de transformação. Por isso, seguimos divulgando o Instituto Ponte e a sua causa. A presidente, Bartira, tem participado de lives nacionais com personalidades importantes que lutam por um país melhor e incentivam a filantropia no Brasil. Essas lives tem aproximado novos parceiros.

Realizamos contato com antigos doadores e alguns voltaram a colaborar. Essa conquista tem sido de grande importância nesse momento de incertezas para planejarmos o futuro com segurança.

Nada substitui a presença física de nossos alunos e nem o contato próximo com toda a comunidade IP, mas, seguimos firmes no propósito de impactar vidas por meio da educação e juntos construirmos uma sociedade mais justa, próspera e mais capacitada para enfrentar as adversidades.

O QUE ACONTECEU COM AS FAMÍLIAS DOS ALUNOS DO INSTITUTO PONTE?

No mês de maio, a equipe do Instituto Ponte, além de cuidar dos alunos, teve uma atenção especial com as famílias. Realizamos uma pesquisa e descobrimos que 52% das famílias tiveram a renda diminuída durante a pandemia, sendo que:

– 30% das famílias o pai e/ou mãe perderam o emprego após o início da pandemia;

– 29% receberam o auxílio emergencial do governo; 

– 5% estão sem nenhuma renda.

Além de prover cestas básicas, para os mais necessitados, proporcionamos momentos de acolhimento para as famílias, via zoom, através do “Encontro com Pais”, realizados por palestrantes voluntários ou com profissionais da equipe. Segundo Elisangela Tsai, mãe da aluna Giulia, “Nesses tempos difíceis que estamos enfrentando, nada como uma boa conversa para nos ajudar a não perder os freios e o IP tem nos ajudado muito com bate papos sobre as questões de isolamento, manter o equilíbrio e buscar forças para sair de uma possível crise financeira…”

Infelizmente, o atual cenário, nos leva a tomar difíceis decisões. Após o fechamento dos números do primeiro quadrimestre de 2020, constatamos que o valor arrecadado com novos patrocinadores foi menor que o valor do patrocínio cancelado. Para poder preservar e honrar o compromisso assumido com os atuais 152 alunos do IP, fui obrigada a suspender o processo de seleção para uma nova turma de alunos. Está sendo doloroso abalar as esperanças de um futuro melhor para alguns jovens. Recebo diversas mensagens, de alunos e famílias, lamentando que, no momento em que os filhos estão na idade para aplicar para o Instituto Ponte, a oportunidade está suspensa. Tenho esperanças de poder rever essa decisão, até o fim do ano, caso os números mudem.

As aulas remotas tiveram, em média, 90% de presença dos alunos, no mês de maio. Não perdemos ninguém. Os 152 alunos estão em contato conosco e a equipe tem se esforçado em se fazer presente na vida deles, mesmo com a distância. A grande maioria relata a importância do Instituto Ponte no momento atual e para alguns, que possuem condições familiares mais críticas, a falta do “ar puro” da escola e do convívio com um mundo mais “alegre” está trazendo transtornos maiores, situações que buscamos amenizar.

Mas, também somos recompensados com alegrias. A emoção da nossa aluna Ana Luiza Zucolotto, semifinalista do quadro “Pequenos Gênios” do programa global Caldeirão do Huck, nos mostra mais uma vez como é fundamental dar oportunidade para estes adolescentes talentosos que estão ao nosso lado. A capacidade de memória e raciocínio dela encantou a todos e nos deixou orgulhosos.

Como disse o ministro Luis Roberto Barroso, ao tomar posse no TSE, “A falta de educação produz vidas menos iluminadas, trabalhadores menos produtivos e um número limitado de pessoas capazes de pensar criticamente em um país melhor e maior. O Brasil precisa armar o povo com educação, cultura e ciência.”

O Brasil precisa, mais do que nunca, da ação da sociedade, da minha ação e da sua ação para seguirmos construindo um Brasil com mais oportunidades.

Leia os emails sobre os últimos meses de ações do Instituto que nossa presidente, Bartira Almeida, enviou para nossos parceiros:

O que está fazendo o Instituto Ponte?

O que aconteceu com as famílias do Instituto Ponte?

 

O RETORNO DOS NOSSOS PARCEIROS FORTALECE NOSSO PROPÓSITO

Respostas que recebemos dos emails de notícias do Instituto Ponte.

Responda um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *