Processo Seletivo
O processo seletivo do Instituto Ponte seleciona alunos talentosos de todo o Brasil, com o objetivo de desenvolver o potencial acadêmico e humano por meio de oportunidades educacionais. Se você é um aluno com garra e vontade de vencer pelos estudos, está no lugar certo! Se você é educador, indique seus alunos talentosos!
A seleção de novos alunos contemplará o mínimo de 50% de sexo feminino e 50% de sexo masculino; e o mínimo de 50% de pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas (PPI).
Leia abaixo os critérios para se inscrever, conheça as 7 etapas do processo seletivo e confira o Regulamento e o Guia do Candidato para saber quais oportunidade os Instituto Ponte oferece.
Instituto Ponte: ascensão social em uma geração!
Etapas do Processo Seletivo
O processo seletivo é composto de 7 etapas, todas são eliminatórias.
Critérios para se inscrever
- Rendimento escolar superior a 80% nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;
- Assiduidade escolar acima de 90%;
- Renda familiar de até 1,5 salário mínimo por membro familiar;
- Estar cursando em 2025 entre o 7º ano do Ensino Fundamental até a 2ª série do Ensino Médio;
- Ser estudante de escola pública de qualquer cidade do Brasil.
Alunos da Grande Vitória (ES) frequentam o espaço pedagógico de maneira presencial no contra turno escolar. Alunos do interior do ES e outros Estados participam de maneira híbrida. Realizamos 2 encontros anuais presenciais e 2 encontros on-line (Início do ano letivo e final do ano) para o intercâmbio entre alunos e equipe, fortalecendo vínculos e a filosofia da instituição.
Processo Seletivo 2025!
STATUS ATUAL: CANDIDATOS APTOS PARA ETAPA DE VÍDEO DE HABILIDADE E DINÂMICA DE GRUPO
Olá Candidatos e Candidatas,
Está disponível a lista de candidatos aptos a realizar a etapa de Vídeo de Habilidade e Dinâmica de Grupo. São duas etapas em uma!
Atenção: Junto com a lista, você encontrará todas as orientações sobre o Vídeo de Habilidade. Já as informações sobre Dinâmica de Grupo estarão disponíveis no dia 16/05 (sexta). As Dinâmicas acontecerão entre os dias 19/05 e 29/05. No dia 16/05 você saberá o seu dia e horário a dinâmica, não se preocupe!
Em caso de dúvidas, envie uma mensagem para o WhatsApp da Seleção: (27) 99269-4715.
Atenção: conforme consta o regulamento o instituto ponte, amparado por lei federal nº 12.527/2011, não divulga notas ou classificação de candidatos e se reserva no direito de não divulgar os motivos da desclassificação dos candidatos em cada uma das etapas, presenciais ou não, mas ressalta que serão classificados os candidatos que tiverem os critérios, habilidades e as competências mais próximas do perfil do aluno do instituto ponte, considerando o número de vagas disponíveis.