
Será que um jovem de escola pública, com grandes sonhos e poucos recursos, pode chegar a uma grande universidade dos EUA?
Silvio, nosso aluno, criado pela mãe (funcionária de uma escola pública no interior de São Paulo) e o primeiro da família a entrar no ensino superior, fez acontecer.
Ele não precisava ter apenas as melhores notas, como exigem o ENEM ou a Fuvest. Silvio precisava demonstrar excelência em competências, além de apresentar uma história que justificasse a conquista de uma bolsa integral. Dentro do meu trabalho junto com a Ana, orientadora educacional do Silvio, acompanhei essa grande missão.
Conheci o Silvio quando estava iniciando o segundo ano do Ensino Médio. Logo soube que ele tinha um sonho grande: estudar nos Estados Unidos e buscar conhecimentos que pudessem, no futuro, transformar o Brasil. Nesse momento, tornei-me sua mentora no projeto de protagonismo estudantil para ajudá-lo no seu projeto o “Estude Melhor” e juntos pensarmos em como profissionalizar e melhorar seu impacto.

Esse projeto reúne tudo que há de melhor no próprio Silvio: o potencial de conquistar premiações acadêmicas (ele já soma mais de 30 medalhas!), o desejo genuíno de transformar a vida de outros jovens e a capacidade de se destacar ao assumir o protagonismo diante de uma causa. Com ele já impactou 50 mil estudantes. As atuações dele também me lembraram de muitos dos meus sonhos e projetos ao longo da vida, sempre guiados pelo desejo de transformar o mundo por meio da educação.
Além das muitas medalhas acadêmicas, ele também buscou desenvolver sua capacidade de comunicação e articulação de ideias por meio das simulações da ONU. Participou de simulações e debates, sendo um deles organizado por alunos de Harvard. Sempre com o desejo de transmitir suas experiências, criou e conduziu a primeira simulação da ONU para alunos do Instituto Ponte.

Mas, ter um projeto autoral não era suficiente para garantir sua conquista. Era preciso estratégia e narrativa para demonstrar seu potencial, seu protagonismo e também para fazer boas escolhas sobre onde aplicar. Nessa jornada, pensamos juntos sobre as universidades americanas, como alcançar o sonho de atuar com Economia e Políticas Públicas para transformar o Brasil, e sobre seu plano B, caso a bolsa fora do país não se concretizasse. Silvio também buscou o apoio de especialistas como a Opportunity Funds, da Education USA, que fez parte de sua jornada.
Entre as muitas qualidades do Silvio, destaco sua escuta atenta e o desejo incansável de ser melhor a cada dia. Isso não significa que foi fácil, ele permaneceu na escola pública enquanto se preparava para esse desafio e correu muito atrás de aprimorar seu inglês e dar seu melhor nas cartas de aplicação. Além disso, antes dos resultados dos EUA, também foi aprovado na USP e na UFRJ em Políticas Públicas, que também é uma grande conquista, seguindo o conselho do Instituto, que nunca devemos contar somente com o plano A.
O esforço deu resultado! Silvio foi aprovado com bolsa integral em cinco universidades nos EUA: Duke University, Carleton College, Marquette University, Central College e University of Connecticut. E agora tem a possibilidade de ir para Duke estudar com todas as suas despesas pagas.

Trabalhar no Instituto, diante de tantos talentos, é ser alguém que se importa com o mundo, com a igualdade de oportunidades e com o que a educação pode fazer na vida de cada jovem que está conosco. Silvio também é alguém que se importa com seu crescimento e com o crescimento do Brasil. Ele quer se formar em Economia e Políticas Públicas para apoiar o país e para que outros jovens, como ele, possam crescer com a educação.
Além de nós, equipe e de alunos como Silvio, também estamos cheios de parceiros que se importam com um mundo melhor através das oportunidades e somos gratos a vocês que fazem isso tudo acontecer junto conosco!
Com carinho, Verônica Vidotto Caricati (Gerente educacional)
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