Selo melhores ONGS 2020

7 DICAS PARA O ENEM

7 DICAS PARA O ENEM

Independente de como você foi no primeiro dia do ENEM, se preparar para o segundo dia é crucial para que você consiga ir bem na prova.

Por isso, cabe lembrar que o segundo dia do ENEM também conta com 90 questões, sendo 45 questões de matemática e 45 questões divididas entre as matérias de Física, Química e Biologia. Como no segundo dia não possui redação, a prova tem um decréscimo de 30 minutos no tempo de prova, assim, o estudante possui 5 horas para terminar de resolver as questões.

Nesse sentido, preparamos 7 dicas para você ir bem no segundo dia de provas do ENEM.

1. Foco na interpretação de texto: Apesar da prova ser focada em Exatas, ainda há muitos textos para interpretar porque a maioria das questões são contextualizadas com situações-problemas. É preciso ler os enunciados com muita atenção, as informações necessárias para os cálculos estarão lá.

2. Comece pela matéria mais fácil: Ao abrir o caderno de provas, o recomendado é começar pela matéria que tem mais facilidade. Assim você evita desanimar com conteúdos que não tem muita habilidade e foca sua energia inicial nas questões que sabe resolver.

3. Técnica “pega-varetas”: Não adianta acertar questões mais difíceis e errar as fáceis, pois o Enem utiliza o sistema Teoria de Resposta ao Item (TRI), que entende quando o candidato chutou e baixa sua nota. O “pega-varetas” é a técnica mais indicada, na qual você deve começar pelas questões mais rápidas de resolver, e portanto mais fáceis, deixando as difíceis para depois. Somente na segunda ou terceira leitura da prova é o momento de se dedicar aos exercícios mais difíceis.

4. Utilize bem o tempo: Ao resolver uma questão que você sabe o conteúdo, dedique seu tempo a ela. Leia com atenção o enunciado e faça as contas com calma. Em Matemática, a maioria das questões envolvem cálculos simples com operações básicas e regra de três.

5. Não insista em questões: Quando estiver demorando muito tempo para resolver uma questão, refazendo as contas pela segunda vez, é o momento de partir para a próxima. Faça uma marcação e volte depois. O mesmo vale para quando ocorrer um “branco” na mente, mantenha a calma e continue a prova. Seu cérebro ainda continua pensando nas questões mais difíceis de forma inconsciente enquanto você resolve o resto do exame.

6. Responda de acordo com o enunciado: Muitas questões exigem apenas uma boa interpretação do texto, gráfico ou tabela apresentados. Quando o comando pedir uma resposta de acordo com o texto, siga essa orientação à risca. “É comum haver duas alternativas que trazem os conceitos corretos, mas somente uma delas está diretamente relacionada com o comando da questão”, orienta o professor Philippe Spitaleri.

7. Descanse durante a prova: Reconheça quando estiver cansado, pois é melhor investir alguns minutos descansando a mente do que errar questões por desatenção. A dica é fazer paradas estratégicas para beber água, comer, ir ao banheiro e descansar os olhos.

Este é um artigo de https://pelotasturismo.com.br/estudante/75