O que é?

Seleciona, desenvolve e acompanha alunos a partir do 6º ano do Ensino Fundamental de cidades do interior do Espírito Santo. O estudante recebe bolsa em curso de inglês e formações periódicas com a equipe do Instituto, permanecendo em sua cidade até a conclusão do Ensino Fundamental, com a perspectiva de continuarem os estudos na Grande Vitória a partir do Ensino Médio. O aluno será acompanhado até a formação em nível superior. 

Atualmente, o Programa é realizado em parceria com as secretarias municipais de educação de Domingos Martins e Marechal Floriano e são atendidos 13 adolescentes de 11 e 12 anos.

Público Alvo

Alunos do 6º ano e 7º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e membros de famílias de baixa renda e de cidades interioranas do Espírito Santo. Todo o processo seletivo é realizado na cidade dos alunos e em parceria com as secretarias municipais de educação.

São critérios para a seleção de alunos:

  • Estar cursando o 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de cidades interioranas do Espírito Santo;
  • Rendimento escolar superior a 70% nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;
  • Assiduidade escolar acima de 90%;
  • Renda familiar de até 1,5 salário mínimo por membro familiar.

História do programa

O Programa foi uma tecnologia social criada pelo Instituto Ponte em 2019 para atender a demanda de alunos em suas cidades no interior do ES. Estes estudantes já possuem aguçado interesse pelos estudos e o desejo de receber oportunidades educacionais na região metropolitana para conseguirem realizar o sonho de um futuro promissor por meio da educação.

Como funciona?

Os estudantes selecionados permanecem em suas cidades, concluem o ensino fundamental nas escolas públicas de origem, recebem bolsas e materiais para cursar inglês e participam de formações periódicas realizadas pela equipe do Instituto Ponte. No Ensino Médio, passam a residir na Grande Vitória, participar das demais atividades de desenvolvimento direcionadas aos alunos dos outros programas do Instituto e podem se tornar bolsistas em escolas particulares parcerias. 

Em cada etapa escolar são propostas atividades e projetos que visam potencializar o aprendizado e as habilidades dos alunos, atender suas necessidades tanto nos aspectos acadêmicos quanto humanos.

A entrada na universidade ocorre por mérito próprio do aluno, por meio da nota do ENEM em instituições públicas ou obtendo bolsas integrais (ProUni – Programa Universidade para Todos).