O que é?

É um programa impactante e transformador. O trabalho é realizado dentro e fora da sala de aula, dando oportunidade a estudantes cujo potencial é limitado apenas pela falta de oportunidades. São identificados jovens talentosos de famílias de baixa renda que demonstraram capacidade e dedicação necessárias para serem bem sucedidos em sua vida acadêmica e também profissional.

Público Alvo

É voltado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e membros de famílias de baixa renda. O ingresso no Programa é feito principalmente através da identificação dos alunos que se destacaram em olimpíadas escolares públicas.

São critérios para a seleção de alunos: estar cursando o 9º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de qualquer cidade do Espírito Santo, rendimento escolar superior a 70% nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, assiduidade escolar acima de 90% e renda familiar de 1,5 salário mínimo por membro familiar. Após a inscrição, o candidato realiza processo seletivo composto por etapas eliminatórias.

História do Programa

Fundada em 2011 em Fortaleza, a Primeira Chance é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e apartidária. No Espírito Santo, o Instituto Ponte é responsável pela execução do Programa desde 2015.

 

 

Como funciona?

Após a seleção, o adolescente se torna bolsista do Primeira Chance recebendo apoio educacional para uma formação de excelência, acesso a ensino regular de qualidade, curso de inglês e suporte financeiro para custear gastos relacionados à sua educação como: material escolar, transporte e alimentação. A cada bolsista é designado um mentor para orientá-lo em decisões de carreira, além disso tem fácil acesso aos demais bolsistas e parceiros do Primeira Chance, permitindo que expanda sua rede de contatos.

Como apoiar?

Você também pode contribuir tornando-se um parceiro, passando a contribuir na manutenção e desenvolvimento do Programa Primeira Chance. Financiar este projeto é um grande desafio, e por isso sua contribuição é muito importante! Se você é uma pessoa solidária e quer contribuir para o futuro melhor de um jovem promissor, participe dos nossos projetos clicando aqui.