O que é?

Seleciona, desenvolve e acompanha alunos da Grande Vitória a partir do 6º ano do Ensino Fundamental até a conclusão do Ensino Superior, dando-lhe a oportunidade de uma formação acadêmica e humana de excelência. Atualmente, são atendidos 94 adolescentes de 12 a 16 anos.

Público Alvo

Alunos talentosos a partir do 6º/ 7º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas da Grande Vitória, oriundos de famílias de baixa renda.

São critérios para a seleção de alunos:

  • Estar cursando o 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental;
  • Residir em cidades da Grande Vitória; Rendimento escolar superior a 70% nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática;
  • Assiduidade escolar acima de 90%;
  • Renda familiar de até 1,5 salário mínimo por membro familiar.

Após a inscrição, o candidato realiza processo seletivo composto por etapas eliminatórias.

Como funciona?

Os estudantes selecionados participam de atividades complementares no contra turno escolar para o aprimoramento dos aspectos acadêmicos e humanos; curso de inglês em escolas de idiomas parceiras; além da oportunidade de serem bolsistas em escolas particulares com melhores resultados no ENEM do Estado.

Também são propostas atividades diversas, como visitas e acesso a espaços e serviços, que objetivam ampliar o repertório cultural e social dos alunos e contribuir para formação humana pautada em valores éticos e na cultura da excelência. Durante o percurso do aluno no Programa, ele recebe os materiais necessários relacionados a sua formação educacional (uniformes, livros didáticos, material escolar, vale transporte, etc.).

Os pais também são acompanhados e participam de encontros temáticos periódicos que visam o apoio e adaptação a nova realidade do filho e o crescimento familiar.

História do Programa Bom Aluno

A metodologia do Programa Bom Aluno teve início no ano de 1993 no estado do Paraná, atuando hoje em outras 8 cidades brasileiras. Esta iniciativa foi implantada no Espírito Santo pelo Instituto Ponte e ajustada a nossa realidade.

Ações realizadas
O Programa Bom Aluno Capixaba faz um trabalho complementar com os alunos fora do turno escolar
regular, desenvolvendo, de acordo com a faixa etária, as seguintes ações:

  • Oferecer apoio pedagógico para organização do aprendizado e melhoria do desempenho escolar;
  • Trabalhar individualmente conteúdos de português e matemática;
  • Aulas de leitura e produção de texto;
  • Trabalho com as habilidades socioemocionais (autoestima, perseverança, superação de dificuldades e etc.);
  • Curso de inglês em escolas de idiomas;
  • Conceder orientação psicológica para construção de vida e carreira;Conceder bolsas integrais aos alunos em escolas particulares de excelência, quando identificados dentro do projeto de vida do aluno e da sua família;
  • Apoio Financeiro para os estudos (transporte, uniforme, alimentação, material escolar e livros);
  • Premiar os melhores alunos;
  • Reuniões e palestras com as famílias dos alunos, trabalhando a corresponsabilidade da família para
    o aluno alcançar seus objetivos;
  • Realização de Atividades extra (viagens acadêmicas, visitas culturais e outros);
  • Projetos de Empreendedorismo, Bom Aluno Voluntário e Mentoria.
  • Em cada etapa escolar são propostas atividades e projetos que visam potencializar o aprendizado e as habilidades dos alunos, atender suas necessidades tanto nos aspectos acadêmicos quanto humanos.
    A entrada na universidade ocorre por mérito próprio do aluno, por meio da nota do ENEM em instituições públicas ou obtendo bolsas integrais (ProUni – Programa Universidade para Todos).

Alunos do Instituto Ponte

Depoimentos

Anne dos Anjos

Participou do evento Bate Papo com os Alunos – Amigos do IP

“Tem sido um grande prazer conhecer o trabalho do Instituto Ponte. Gostaria de parabenizar a todos pelo envolvimento, dedicação e seriedade com que vocês desenvolvem o projeto. Olhar os rostinhos desses meninos e ver a esperança por um futuro é maravilhoso e ele irão longe, graças ao esforço de toda equipe e principalmente deles. Que o sucesso acompanhe todos vocês do Instituto Ponte! Parabéns pela iniciativa de mudar vidas!”

Flávia Dalla Bernardina

Participou do evento Bate Papo com os Alunos – Amigos do IP

“Foi um grande Presente essa experiência de trocar com os meninos e meninas do Instituto Ponte. As crianças conseguem despertar em nós essa vontade de vencer, de sermos o melhor que podemos ser. Há esperança, há um futuro melhor à vista e ele começa agora.”

Marlon Santos

Bom Aluno

“…queremos ser cidadãos do bem, queremos ser o orgulho da nossa família equeremos ser aquelas pessoas que irão mudar o mundo, e tenho certeza que com a ajuda do Programa e de nossa família e amigos este sonho se tornará realidade.”

 

.